Os ímãs de Neodímio entraram no mercado desde 1980 e são um dos ímãs permanentes mais poderosos dentre os membros da família dos terras raras. È o material magnético mais moderno atualmente. São compostos de uma liga metálica de Neodímio (Nd), Ferro (Fe) e Boro (B) cuja estrutura Nd2Fe14B é muito difícil de ser desmagnetizada e tem alto potencial de armazenar grandes quantidades de energia magnética.
São produzidos pela compactação de ligas metálicas pulverizadas que são posteriormente sinterizadas sob ação de um forte campo magnético, que orienta os grãos internos. De acordo com esta orientação a família dos Neodímios é formada por diferentes tipos chamados de “Grade” descrita como “N”. Todos têm a mesma composição, porém em diferentes quantidades variando algumas características como Remanência (Br), Produto Energético (BHmáx), Coercitividade (HC) e Temperatura (T). O número “N” refere-se a energia máxima do produto, ou seja, o “quão magnetizável” a peça é. Trata-se de uma medida expressa em MegaGaussOersteds ou MGOe. Enquanto o N52 têm uma força de 52 MGOe, um ímã feito para trabalhar em qualquer direção pode alcançar no máximo de 10 – 12 MGOe, ou seja, muito mais fraco. Quanto maior esse “N”, mais potente é a peça.
Os ímãs de Neodímio possuem as melhores propriedades de todos os ímãs existentes e uma incrível relação indução/peso. Eles são cerca de 10 vezes mais fortes quando comparados aos ímãs de cerâmica ou ferrite. Mesmo as menores peças são muito fortes se compararmos com ímãs comuns.
Observe o vídeo que preparamos, onde realizamos algumas demonstrações com estes poderosos ímãs. Temos certeza de que você irá se surpreender!
Essas peças tem algumas peculiaridades no manuseio e devemos nos atentar para algumas medidas de segurança inclusive.
A liga de Neodímio-Ferro-Boro é muito dura e frágil. Assim, a usinagem é muito complicada e difícil. Ferramentas diamantadas, máquinas de eletroerosão e abrasivos são as ferramentas preferidas para dar forma ao Neodímio. A usinagem de ímãs de Neodímio somente pode ser praticada por operadores experientes que tenham familiaridade com os riscos envolvidos. O calor gerado durante o “desbaste” pode desmagnetizar o ímã e inclusive causar fogo. O pó produzido durante a usinagem dos ímãs de Neodímio também é inflamável e grande cuidado deve ser tomado para evitar a combustão do material.
Eles são muito sensíveis ao calor! Se um ímã de Neodímio for aquecido acima de sua máxima temperatura 80°C (ou 176°F) para os ímãs de liga padrão, ele perderá de maneira permanente ou irreversível uma parte de sua “força magnética”. Se um ímã for aquecido acima da sua Temperatura Curie (310°C (ou 590°F) ), perderão todas as suas propriedades magnéticas.
Os pequenos e médios ímãs de Neodímio normalmente podem ser separados com as próprias mãos, deslizando-se um ímã contra o outro. Ímãs um pouco maiores podem ser separados um do outro, sempre os deslizando pelas suas superfícies, com apoio de uma mesa de madeira ou outro material amagnético. Importante notar que uma vez separados, os ímãs tendem a se atrair de volta, causando eventuais acidentes que podem machucar as mãos. Os ímãs, às vezes, atraem-se com tanta força que se chocam fortemente, lascando-se e soltando pedaços. Ou seja, o manuseio de ímãs de Neodímio a partir de certo tamanho deve ser feito com muito, muito, cuidado. O campo magnético é invisível e os acidentes acontecem por descuido. Para ímãs muito grandes, ferramentas especiais devem ser utilizadas.
Outras medidas de segurança são muito importantes à serem frisadas. Em breve voltaremos com um outro post sobre este assunto, com mais dicas de segurança e cuidados com o manuseio com ímãs de Neodímio.
Esperamos contribuir com seus projetos, com estas informações! Estamos à disposição para quaisquer demais dúvidas.
Conheçam a nossa Loja Virtual: www.polomagneticoloja.com.br
Um grande abraço.
Atenciosamente,
Aline Assis
Departamento Comercial
Equipe Polo Magnético
Contato:
comercial@polomagnetico.com.br
Tel: + 55 (24) 3340-3149
Bento diz
Bom!
Gostei das informações!
Polo Magnético diz
Olá, boa tarde Sr. Bento! Obrigada por acessar o nosso blog e pelo comentário.
Qualquer dúvida estaremos à disposição.
Att
Aline Assis
Equipe Polo Magnético
(24)3340-3149
(24)98149-5938