O “Google Cardboard” de papelão é um projeto de óculos 3D de realidade virtual que vem fazendo muito sucesso! Você pode fazer utilizando papelão, duas lentes, um smartphone e dois ímãs.
Como funciona a Visão em 3D?
A maioria dos seres humanos são capazes de perceber a profundidade e ver o mundo em 3D usando o que é conhecido como visões binoculares. O sistema de visão binocular se baseia no fato de que temos dois olhos. Esta separação permite a cada olho ver o mundo de uma perspectiva ligeiramente diferente. O cérebro funde essas duas visões e entende as diferenças, além de utilizá-las para calcular a distância, a criação de nosso senso de profundidade e a capacidade de medir.
Em filmes 3d antigos, lembramos dos óculos utilizados com um filtro vermelho sobre um olho e um filtro azul sobre o outro. Isso porque ambas as imagens foram projetadas na tela, com isso cada filtro tem a finalidade de enviar para cada olho a imagem correta.
Filmes 3D recentes não utilizam mais os filtros vermelhos e azuis, mas lentes polarizadas. Como muitos óculos de sol, óculos novos de cinema 3D permitem que esta luz polarizada passe por uma direção. Ao projetar duas imagens na tela, com luz polarizada e num ângulo de 90° de uma em relação à outra, os filtros polarizados permitirão que somente uma das imagens chegue a cada olho.
O Google Cradboard de realidade virtual não vão projetar duas imagens sobrepostas e em seguida filtrá-las, como acontece em uma tela de cinema. Uma vez que a tela é bem na frente de seu rosto a imagem é simplesmente dividida em duas telas diferentes. Cada metade é para cada olho.
Como o Óculos 3 D “Google Cardboard” de Papelão funciona?
Dentro de uma caixa de papelão, um smartphone Android é posicionado à frente dos olhos, com algumas lentes entre eles. Na tela, duas imagens ligeiramente diferentes são mostradas nos lados esquerdo e direito. Cada um dos olhos estarão olhando para a imagem na frente dele, mas uma vez que as imagens podem ser diferentes, um efeito 3D pode ser construído. Basta utilizar um aplicativo de celular.
Mas isso é mais do que apenas uma tela de cinema estacionária. Porque ele fica posicionado junto ao rosto da pessoa que fica livre para mover a cabeça e olhar ao seu redor. Usando os sensores de GPS do telefone para perceber a posição, o software cria uma vista que altera dependendo para onde a pessoa vira a cabeça e olha. A sensação é de que se está dentro de um ambiente 3D.
Ainda não existem muitos aplicativos para esta criação, mais pode-se fazer uma demonstração com Google Earth®. É muito interessante e divertido!
E qual o papel do Ímã neste projeto?
Com o aparelho celular é fixado dentro da caixa, não se pode tocar na tela e com isso não é possível alterar e colocar uma entrada nova na tela. Foi necessário, portanto, outra maneira de adicionar um botão para o dispositivo. A forma encontrada de se acionar o celular do lado externo da caixa foi através de ímãs.
Na parte interna da caixa de papelão é colocado um Ímã de Ferrite ou Cerâmica, o qual é atraído através do papelão por um Ímã de Neodímio fixo na parte externa, da mesma. Assim o usuário pode deslizar o ímã externo um pouco para baixo e quando soltar ele vai voltar para a posição inicial pelo efeito de atração entre os ímãs.
No projeto do “Google Cardboard” de papelão que utiliza o aplicativo Google Earth®, o botão no qual utilizamos os ímãs serve para mudar o modo de foco e de movimento. Em foco, você fica em um ponto fixo no espaço, mas pode olhar para cima e para baixo em todo o cenário girando sua cabeça. Deslizando o ímã para o modo movimento é possível sobrevoar as paisagens e ao virar a cabeça, você está “voando” em uma nova direção.
E qual seria o melhor ímã para construir seu “Google Cardboard” de papelão?
Se você está construindo o seu próprio “Google Cradboard” de Papelão, pode contar com algumas das peças de ímãs do portfólio que a Polo Magnetico oferece, que vão te auxiliar muito neste projeto.
Na parte interna da caixa, muitos de nossos cliente tem utilizado o Disco de Ferrite de 18×5 mm que você pode adquirir em nossa loja virtual, clicando Aqui. Já na parte externa, utiliza-se um Anel de Neodímio e o ímã que tem sido muito procurado pelos clientes é o Anel de Neodímio de ¾ x ½ x 1/8”. Observe o anúncio desta peça clicando Aqui.
Vale lembrar que para cada modelo de celular é preciso configurar corretamente a posição do sensor magnético e pode ser necessário alterar a posição ou as dimensões dos ímãs. Cada aparelho possui suas peculiaridades e alguns não são indicados para montar o Óculos 3D, como por exemplo o IPHONE®, pois o mesmo não apresenta aplicativo compatível como o Google Earth®.
Os ímãs são itens realmente muito surpreendentes e muitas peças podem te auxiliar nos seus mais diversos projetos.
Conheça o nosso site www.polomagnetico.com.br e venha também se encantar com o mundo destes poderosos ímãs! Estaremos sempre à disposição para quaisquer dúvidas.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!
Atenciosamente,
Aline Assis
Departamento Comercial
Equipe Polo Magnético
Contato:
comercial@polomagnetico.com.br
Tel: + 55 (24) 3340-3149
Caixas de papelão diz
Achamos muito interessante este post.
Polo Magnético diz
Olá, boa tarde! Obrigada por acessar o nosso blog e pelo comentário.
Qualquer dúvida estaremos à disposição.
Att
Aline Assis
Equipe Polo Magnético
(24)3340-3149
(24)98149-5938