É fácil supor que os ímãs de neodímio sejam tão fortes quanto o aço, especialmente por sua aparência brilhante, metálico niquelada.
De fato os ímãs de neodímio são peças incrivelmente fortes magneticamente. Mas, para aqueles que não estão familiarizados com o manuseio, é importante saber que eles podem se quebrar ao sofrer forte impacto, pois são frágeis mecanicamente. Vamos comentar hoje um pouquinho sobre essa “fragilidade”, com o intuito de auxiliá-los no manuseio com maior segurança e sem danos.
Conhecendo um pouco sobre a dureza dos metais.
Muitos metais comuns são bastante dúcteis, isso significa que você pode dobrá-lo ou reformulá-lo sem que ele se quebre facilmente. O aço ou o alumínio, por exemplo, são metais bastante dúcteis! Basta você pensar como é simples dobrar um clipe de papel, sem que ele se quebre. Já os ímãs de neodímio, são fabricados pelo processo de sinterização do pó metálico e trata-se de uma liga dura e não dúctil. E os materiais não dúcteis, como vidro ou cerâmica, por exemplo, não podem ser dobrados nem mesmo sofrer forte impacto, pois poderão se quebrar. Os ímãs de neodímio tem características mais próximas do vidro ou da cerâmica, neste sentido, do que do aço.
Desta forma, é importante ter cautela ao manusear os ímãs de neodímio. Vamos deixar para você aqui, algumas dicas acerca destes cuidados:
.Quando vamos separar as peças, devemos deixá-las afastadas longe de seu respectivo campo magnético, caso contrario, no instante da atração essas peças podem alcançar uma velocidade incrível antes do impacto, batendo bruscamente uma contra a outra e fazendo com que se quebrem, como uma caneca de cerâmica ao cair no chão.
.Uma informação importante que devemos salientar é o fato de que você precisa levar em consideração a quantidade de peças que está manuseando. A atração exercida ao fixarmos apenas dois ímãs de neodímio, por exemplo, é menor e menos propensa à quebra do que em uma situação em que um ímã de neodímio está sendo atraído por uma grande pilha de ímãs. A pilha de ímãs proporciona maior atração magnética, aumentando a velocidade de impacto e as chances de quebrar as peças. Se juntamos duas peças de ímãs de neodímio, a atração não necessariamente dobra, mas aumenta consideravelmente. Então, quanto maior a pilha de ímãs maior será a atração.
Confira o vídeo abaixo com algumas imagens que ilustram o que dissemos:
As peças que foram utilizadas neste vídeo:
.Outra dica interessante: é bom se tomar cuidado ao desembalar seus ímãs de neodímio. As peças que são recebidas pelos clientes da Polo Magnético, são cuidadosamente embalados de tal forma que o campo magnético é parcialmente isolado, para evitar acidentes. Procure desembalar uma peça de cada vez e com cuidado, posicionando-as sempre longe uma da outra, bem como de objetos metálicos. Os tamanhos maiores geralmente vão com espaçadores entre eles para facilitar a separação, mas ainda são bastante atraídos um pelo outro. Por motivos de segurança, escolhemos um tamanho do espaçador que mantém a atração forte o bastante para que as peças fiquem unidas. Nestes casos, para separá-los é importante que o manuseio seja feito por pessoas que tenham experiência e conhecimento da potência magnética de dessas peças.
.Vale lembrar também que devido às características que já comentamos aqui, é imprescindível evitar deixar as peças de ímãs de neodímio caírem, pois a depender da altura e do tipo de solo, o impacto também pode causar quebra. Além disso, você pode observar que estes ímãs possuem uma camada protetora em Níquel, que lhes confere o aspecto de cor prateada. Esta proteção pode se soltar com o impacto brusco, desprotegendo e expondo as peças à corrosão.
Esperamos que estas dicas e informações lhe tenham sido úteis, em breve iremos postar também, alguns toques sobre como separar ímãs de neodímio com tranquilidade.
Aproveite estes incríveis ímãs com cuidado e tudo correrá muito bem em seu projeto, temos certeza!
Não deixe de nos contatar para quaisquer dúvidas. Até a próxima!
Atenciosamente,
Aline Assis
Departamento Comercial
Equipe Polo Magnético
Contato:
comercial@polomagnetico.com.br
Av. Um, n° 168 – Vila Rica/Tiradentes – Volta Redonda – RJ – CEP: 27259-000
Tel: + 55 (24) 3340-3149
Mobile: + 55 (24) 98149-5838 (Tim/Whats App )
Deixe uma resposta